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Cálculo de Valuation: O que investidores devem considerar ao analisar startups?

O Latam Tech Report de 2023 nos trouxe uma perspectiva positiva para os investimentos em Venture Capital no próximo ano. Na pesquisa realizada pela Latitud, 90% dos investidores entrevistados acreditam que o ambiente para captação de investimento em startups será melhor em 2024 do que em 2023 e a mesma positividade se reflete nos empreendedores entrevistados. 

Com o aumento no interesse em startups nos últimos anos, impulsionado principalmente por avanços tecnológico e mudanças nas dinâmicas do mercado, e essa possível “primavera dos investimentos”, se faz necessário compartilhar estratégias que auxiliem investidores desse mercado a tomarem decisões informadas, baseadas em métodos eficazes como o caso do cálculo de valuation.

Por isso, neste artigo, vamos explicar a relevância do valuation para quem procura sucesso no mercado de Venture Capital e o que levar em conta para realizar esse processo de análise de uma forma eficiente!

O que é o cálculo de valuation e por que ele é tão importante?

Compreender o cálculo de valuation, ou como muitos chamam “metodologia valuation”, é como decifrar o código genético de uma startup em ascensão, permitindo que investidores avaliem seu potencial de crescimento e, consequentemente, a rentabilidade do investimento. 

O intuito é que, ao final dessa avaliação, os investidores tenham em mãos as respostas para os seguintes questionamentos:

  • Quanto vale essa startup?
  • Qual é o seu potencial de lucro?
  • Será que vale a pena investir nesse negócio?
  • Qual é a porcentagem de participação acionária deveria receber

          em troca do meu investimento?

Em outras palavras, o cálculo de valuation é fundamental para negociações de equity e também servirá de base para elaborar uma estratégia eficaz de crescimento de qualquer startup. 

É importante ressaltar que avaliar uma startup não é se basear unicamente no que ela vale hoje, mas também considerar seu potencial de crescimento futuro. Isso envolve fatores como mercado-alvo, equipe de gestão, competição, entre outros, que vamos analisar em breve. Mas, antes, queremos te introduzir rapidamente aos principais métodos de valuation. 

Como desvendar o valuation de uma startup?

O cálculo de valuation é muito mais complexo do que aparenta ser. Isso porque, diferentemente de empresas tradicionais, as startups em estágios iniciais não possuem um histórico financeiro substancial, o que dificulta a aplicação de métodos de avaliação convencionais que dependem desse tipo de dado.

A falta desse histórico financeiro, combinado com o fato de que as startups geralmente operam em mercados de alto crescimento e enfrentam uma incerteza considerável quanto ao seu crescimento futuro, torna necessário o uso de métodos específicos, os mais comumente utilizados são:

  • DCF (Discounted Cash Flow)

Este método envolve estimar os fluxos de caixa futuros esperados da startup e descontá-los para o valor presente. Essa fórmula é igual a soma do fluxo de caixa de cada período dividido por 1 mais a taxa de desconto (WACC) elevada à potência do número do período. Para os matemáticos de plantão:

  • Comparações de Mercado

Neste método, a startup é avaliada comparando-a com empresas similares que já estão cotadas em bolsa ou foram adquiridas recentemente, isso requer encontrar empresas comparáveis, o que pode ser um pouco desafiador para startups altamente inovadoras.

  • Avaliação por Múltiplos

Envolve a aplicação de múltiplos (como P/E, P/S, ou P/EBITDA) a métricas financeiras relevantes da startup, como receita ou lucro. É relativamente simples, mas requer uma compreensão sólida do setor para determinar os múltiplos apropriados.

Agora que você já sabe o que é o cálculo de valuation, qual a sua importância e quais são os métodos mais comumente utilizados para realizar essa análise, vamos partir para o tópico central deste artigo: os fatores-chave na avaliação de startups. 

O que devo considerar para realizar um cálculo de valuation eficiente?

Como dito anteriormente, analisar uma startup exige um olhar holístico de mercado para realizar uma projeção futura que indique o potencial desse negócio. A seguir, examinaremos os principais fatores que influenciam a avaliação de startups e, consequentemente, a decisão de investimento:

  • TAM (Tamanho de Mercado)

O termo “TAM” é a sigla em inglês para Total Available Market, representando a demanda global por um produto ou serviço em um setor específico. Para descobrir essa métrica pode-se multiplicar a quantidade de empresas do segmento pelo valor mensal do produto ou serviço, proporcionando uma visão abrangente das oportunidades de desenvolvimento.

Dito isso, investidores sempre buscam investir em startups que atinjam um mercado grande e em constante crescimento. Quanto maior o mercado, maior o potencial de receita e crescimento de uma determinada startup, o que pode influenciar positivamente no cálculo de seu valuation.

  • Equipe Fundadora

Você já ouviu algum outro investidor dizendo que realizou um aporte em uma determinada startup principalmente porque viu muito potencial na equipe de founders?

Isso é muito comum! Afinal, a experiência, habilidade e histórico dos fundadores são a base do “decolar” de uma startup. O que adianta ter uma solução extremamente disruptiva nas mãos de founders que não possuem as hards e soft skills necessárias para desenvolvê-la?

O “VC Master Guide” desenvolvido pela Ace Ventures em parceria com diversas Venture Capitals, incluindo a Bossa Invest, nos revelou que as características ideais dos founders são: conhecimento, liderança, destreza social, aprendizado conjunto e comunicação. 

  • Modelo de negócios

Nesse ponto, investidores procuram entender como a startup pretende gerar receita e lucro no futuro. Modelos de negócios escaláveis e comprovados podem aumentar a avaliação de uma startup. 

Por exemplo, uma startup de software como serviço (SaaS) com uma base de clientes crescente e previsível pode ser avaliada mais favoravelmente do que uma empresa com um modelo de negócios menos claro.

  • Propriedade Intelectual

A propriedade intelectual, representada por patentes e segredos comerciais, desempenha um papel crucial no cálculo de valuation de uma startup. Essa valorização se deve à capacidade da propriedade intelectual em conferir vantagens competitivas significativas e salvaguardar a inovação da empresa contra a concorrência.

Startups que detêm propriedade intelectual encontram-se em uma posição mais estratégica, uma vez que isso pode criar barreiras substanciais à entrada de novos competidores no mercado. 

As patentes, por exemplo, conferem o direito exclusivo de explorar uma inovação, proporcionando à startup um diferencial competitivo e permitindo que ela capitalize totalmente suas descobertas. Já no caso dos segredos comerciais, como métodos exclusivos de produção ou fórmulas proprietárias, oferecem mais uma camada adicional de proteção, tornando mais difícil para outros players replicarem o sucesso da startup.

A avaliação de startups é uma tarefa complexa que leva em consideração diversos fatores. Cada startup é única e a combinação desses fatores determinará o cálculo do seu valuation. Investidores e empreendedores precisam avaliar cuidadosamente esses elementos para tomar decisões informadas e estratégicas no mundo dinâmico dos negócios emergentes.

Agora que você, investidor, sabe muito bem disso, temos uma dica: contar com especialistas do mercado, como os profissionais da Bossa Invest,  pode fazer toda a diferença no processo de cálculo de valuation, isso porque esses profissionais realizam esse processo diariamente com startups dos mais variados segmentos, o que garante uma análise muito mais efetiva!