Liderança e Gestão de Crise na empresa: prepare-se, porque uma hora você vai precisar.
Há poucas semanas, fiz um treinamento para a diretoria de uma grande agência de publicidade e marketing digital com esse tema, trazendo um pouco da minha experiência de mais de 20 anos de gestão em diversas áreas.
Já passei por incontáveis crises em empresas que iam desde acidentes graves, como na montagem da Fórmula 1 no Autódromo de Interlagos, quedas de palco em shows, problemas no Carnaval de Rua, no Réveillon da Paulista, na Virada Cultural, acidente de avião (que impactava o turismo da cidade) e até na preparação da Copa de 2014. Todos esses momentos foram públicos, por isso posso trazer aqui. Também já enfrentei momentos de crise de reputação em empresas que passei relacionadas à diversidade e inclusão, governança e compliance, entre outros. Nunca é fácil. Em todos esses, estive à frente da Comunicação e do Marketing e trabalhando junto com o CEO e também o RH para fazer o melhor gerenciamento possível, não só da imagem, mas também no suporte às pessoas impactadas – incluindo também os próprios funcionários da empresa. Até porque toda crise “externa” traz também impactos para dentro da companhia.
Mas muitas vezes a crise é interna. Estamos vivendo em um mundo ESTRESSADO, POLARIZADO, IRRACIONAL, NÃO LINEAR, HIPERCONECTADO e que MUDA em uma velocidade nunca antes vista.
Tem muito líder, gestor e muita empresa meio “bugada” e passando por crises de gestão, de identidade, de propósito, de posicionamento, de processos, de tecnologia e transformação digital e outras, que trazem impacto comercial, financeiro, operacional, de governança, turnover e desmotivação do time. É urgente agir.
Se você é líder, possivelmente vai sentir (ou já está sentindo) um desses cenários e por isso, deixo aqui algumas sugestões de como liderar em um momento de crise.
> Tenha accountability: assuma a responsabilidade do que te cabe e admita erros sempre que houver
> Não finja que não está acontecendo ou que não é nada
> Aja rapidamente: não fique esperando a crise aumentar
> Promova um ambiente de confiança e segurançapsicológica
> Fomente a colaboração e a coesão da equipe e ofereça suporte
> Faça um alinhamento de estratégia – ou todos ficarão perdidos
> Tenha uma comunicação rápida e eficaz, com canais efetivos
> Reconheça e recompense o esforço e resiliência da equipe
> Esteja aberto a feedback e disposto a ajustar estratégias
> Os pares na liderança também devem ser um time. Ideal atuar em colaboração com outras áreas
Além disso, construa um bom Plano de Gestão de Crise, começando com diagnóstico e avaliação, estruturação, resposta com ações práticas, até o acompanhamento do resultado e o monitoramento. Não pule etapas para não correr o risco de ser desastroso. Com boa preparação, a experiência de passar por uma crise (ou várias) será mais adequada e um pouco menos turbulenta.